top of page
  • amandawviola

Paella



Sem dúvidas, um dos pratos mais emblemáticos da cozinha espanhola é a Paella.

E, assim como muitos outros pratos típicos, sofreu diversas variações ao longo dos anos.


Vou contar para vocês o que eu aprendi em Valencia, região original da paella. As paellas foram feitas inicialmente para atender a necessidade dos camponeses por ser uma comida rápida e que podia ser feita com o que tinham à mão.


Os ingredientes originais da paella são aves, coelho (ou rato), verduras frescas, arroz bomba, açafrão, caracóis e azeite de oliva.


Mas não se engane. Não existe uma receita única. A paella é um desses pratos que pode ser adaptado de acordo com o freguês - ou no caso, o cozinheiro.


Como não existe uma receita única de paella, vou explicar como eu faço aqui em casa.


Ah existe um utensílio específico para fazer paella que chama... paella!

Mas juro que você pode fazer numa frigideira e vai ficar maravilhoso!


Primeiro, dou uma leve grelhada nos pedaços de frango e coelho (que estão cortados do tamanho de uma garfada), daí adiciono os legumes cortados (geralmente uso vagem e favas frescas) e o tomate ralado.

Tempero com páprica e açafrão e coloco água. Cozinho por 40 minutos, para que esse líquido se transforme no caldo onde vou cozinhar o arroz.

Depois que o líquido reduz e o caldo está saboroso, adiciono o arroz e cozinho por 18 min (tempo médio do cozimento do arroz bomba).


Sim, receita sem quantidades! Para você fazer só com as orientações e seguir a sua intuição!


Que aproveche!


E não esqueça de que tradicionalmente se come a paella no mesmo recipiente onde se cozinha. Tudo para economizar trabalho!

Ah! Mas antes deixar eu te contar a origem da palavra "paella". Existem mil teorias, mas eu gosto da versão romântica. Reza a lenda que um homem preparou a paella para sua namorada para conquistar seu carinho. Em espanhol, "paella" pode ser uma derivação da frase "por ella" ou "para ella“ (por ou para ela).


Apesar de parecer mais uma história bonitinha, pode ser verdade. Na Espanha, cozinhar ERA trabalho das mulheres, porém a paella é tradicionalmente preparada pelos homens.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page