top of page
  • amandawviola

Expirações do mundo para te inspirar: Chili beans

Uma das maiores reclamações dos adultos "donos de casa" hoje é a falta de criatividade na cozinha. O cardápio é monótono e limitado ao que se sabe preparar sem ter que pensar muito ou "perder tempo" pesquisando novas receitas.


Quando estamos cozinhando no piloto automático perdemos a oportunidade de usar nossa intuição para nos guiar na cozinha e inovar. Claro que para cozinhar intuitivamente precisamos ter um repertório, "peças" que vamos juntando e criando a nossa forma de cozinhar.


Por isso, a minha proposta para "destravar" a sua criatividade na cozinha é dar referências para te inspirar. Entenda referências como ideias para você adaptar da sua maneira. Não são receitas com passo a passo para você repetir. Você muda, adiciona e adapta o que quer, para o prato ficar perfeito para você.


Então hoje começo a série "Expirações do mundo para te inspirar" em que vou apresentar alguns pratos que eu adoro, um pouco da história e forma de preparo.



Começamos com o chili

O chili con carne caseiro é fácil de fazer e consiste basicamente em carne moída, feijão, temperos e tomate. Excelente opção para acompanhar com arroz branco ou alguns nachos.


É um dos pratos mais polémicos da “comida Tex-Mex” porque, existem muitas dúvidas sobre quando e onde foi inventado. Enquanto para muitos não merece fazer parte do repertório da comida mexicana, para outros, principalmente estrangeiros, é uma autêntica iguaria mexicana.


Existem muitas variações no preparo dependendo da região, mas principalmente é feito com tomate, cebola, feijão. Existem também variedades de chili vegetariano (conhecido como chili sem carne) que às vezes incluem substitutos de carne.


Como eu gosto de fazer

Geralmente faço uma quantidade grande para congelar as sobras.

· Refogo alho e cebola.

· Adiciono a carne moída e deixo secar bem.

· Depois adiciono alguns temperos como cominho, pimenta em pó ou páprica picante (às vezes coloco orégano também).

· Junto o tomate em cubos, caldo de legumes ou carne e feijão preto já cozido.

· Deixo cozinhar até os sabores se juntarem (dependendo da quantidade isso pode levar uns 40 minutos, mas depende de como você gosta).

· Depois é só servir com um pouco de coentro picado.


Não é simples fazer um prato diferente com ingredientes tão comuns e que sempre temos a mão?

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page