top of page
  • amandawviola

Filmes que me encantam

Amo filmes e como boa canceriana, principalmente aqueles dramas que quase me afogam de tanto chorar. Adoro os exageros da realidade que permitem sentir e vivenciar a emoção que aquele personagem está experimentando. Ao experimentar essas sensações é como se estivesse compartilhando sentimentos e usando os mesmos óculos de outra pessoa e

com isso aprendo mais sobre mim e sobre o mundo.


Quando o filme fala sobre comida é quase que uma experiência multidimensional. Porque ao ver a comida eu posso imaginar todos os sabores, texturas e quase sentir o cheiro. E isso me traz muito mais conexão e envolvimento com o que está passando ali.


Fiz uma seleção de filmes que relacionam vida com comida e gostaria de trazer minhas reflexões e aprendizados.

Quem sabe você não aproveita o recesso e um descanso entre as festas de fim de ano para ver um filme com outros olhos (e nariz e boca atentos).


Sobre se encontrar

Julie & Julia (2009) me mostrou que fazer o que você gosta dá um sabor diferente a vida e

te conduz a caminho de encontro com você mesmo. Apesar da incrível história da Julia Child, ver como a Julie enfrenta os desafios de chegar aos 30 anos e, através do compromisso de cozinhar, dá um novo sentido a sua vida e se transforma.

Eu AMO esse filme


Sobre ter prazer no caminho

O nome do filme já diz tudo: Comer, rezar e amar (2010) é sobre sair da zona de conforto, buscar o novo, descobrir o que você gosta e se permitir ter prazer na vida. As vezes

precisamos olhar para fora (e viver fora) para entender o que está dentro (e o que

nos faz bem).


Sobre tradição

A 100 passos de um sonho (2014) fala sobre como lidar com as "ameaças" das mudanças,

aceitar o novo e ressignificar. Receitas são carregadas de história, tradição e cultura, mas a forma como cozinhamos pode ter novos olhares, novos ingredientes e técnicas. A gastronomia francesa com a tradição indiana são lindamente apresentadas nesse filme.


Sobre afeto

Eu posso sentir a emoção do crítico gastronômico de Ratatouille (2007) quando ele come o

prato que remete a sua infância. Entender o lugar que uma comida pode me levar, ajuda

a decidir o que vou cozinhar. O que você quer sentir?


Sobre se reinventar

Chef (2014) conta a história de um chef de cozinha que enfrenta a necessidade de começar de

novo depois que todas as portas (aparentes) se fecham. E ao reiniciar a vida no comando de um trailer de comida, mostra o lado maravilhoso de aceitar os empurrões que a vida dá.

O melhor de tudo é que esse filme tem um bonus: o ator do filme tem uma série de cozinha na Netflix com receitas maravilhosas e mostra que realmente aprendeu a cozinhar para interpretar o papel)


Para acompanhar, sempre uma excelente pipoca caseira. Sugiro que você experimente com azeite, páprica defumada, alho e tomilho.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page