top of page
amandawviola

Escola de cozinha

Em uma entrevista, o poeta Charles Simic foi questionado: "Que conselho você daria às pessoas que desejam ser felizes?" sua resposta foi "Para começar, aprenda a cozinhar".


Sou professora há mais de 10 anos e descobri uma forma de aprender sobre o que eu gosto, para ensinar e dar liberdade para outras pessoas (e ao mesmo tempo aprender mais).


Quando fui para a escola de cozinha acreditava que tinha que aprender as técnicas básicas para dizer que sabia cozinhar. E acho engraçado pensar no processo de aprendizagem porque muitas vezes desperdiçamos oportunidades maravilhosas de aprender da melhor forma possível: mantendo o olhar curioso enquanto outra pessoa cozinha.


Você aprende o que os outros fazem para descobrir o que o seu paladar gosta. Não é para repetir! É para aumentar seu repertório e adaptar à sua maneira.


Cozinhar é um somatório de coisas que aprendemos pelo caminho. É tentativa e erro. É manter o olhar atento e não estar no piloto automático. Adaptar, testar e saber que existem milhões de maneiras de preparar um ovo. E não existe a técnica perfeita, existe a forma de cozinhar que funciona para você. E esse conhecimento é a chave para a nossa liberdade.


Ter consciência sobre cozinhar é poder fazer escolhas alimentares boas, que fazem sentido na nossa vida e não necessariamente seguir o que os outros falam que temos que fazer. Como alguém tempera a sua granola é provavelmente diferente da forma que eu faço, mas não deixa de ser a mesma comida e não é por isso que eu não sei cozinhar.


Meu objetivo é ajudar você a ressignificar o ato de cozinhar, para que não seja visto como uma tarefa (ou "seguir uma receita"); mas uma forma de "estar" no mundo.


Cozinhar oferece a oportunidade de fazer uma imersão em seus sentidos e estar no presente como nenhuma outra atividade. Nessas horas, cozinhar transcende a tarefa chata e se torna um meio de meditação e até de encontro com você mesmo.


Na foto, batata rostie com um ovo nuvem em um dia de criatividade na cozinha.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page