Foi em uma viagem à Japaratinga, litoral de Alagoas, em 2016, que tive minha primeira experiência com o fruto.
Descemos de carro desde Recife e por muitos quilômetros as barracas na beira da estrada vendendo cachos com aqueles “coquinhos” vermelhos me intrigavam.
Resolvemos então parar e ao descer do carro logo fui perguntando a uma senhora sentada ao lado da barraca o que era aquela comida. Um sorriso maroto no canto da boca veio e em seguida a afirmação: “Ah, você é lá de baixo né? ”.
Depois descobri que o lá de baixo era o Sudeste.
A senhora levantou, me pegou pela mão e me levou para o fundo da barraca. Ali tinha uma pequena fogueira com uma panela velha, sem alças e que dentro tinham coquinhos imersos em água fervente.
Puxou um ramo e destacou duas frutas. Secou a água no pano que levava pendurado no cós da saia e, com suas mãos cheias de história, abriu o fruto para que eu experimentasse.
Levei aquele alimento totalmente desconhecido até a boca e ao primeiro contato me perdi naquela sensação nova. Uma mistura de descoberta e encantamento.
A peculiaridade do sabor nunca experimentado, a textura familiar e a beleza de tudo aquilo que estava vivendo à beira da estrada.
Sai de lá com um cacho de pupunha, cultura e um momento especial na memória.
O nome desse fruto é pupunha e ele nasce em uma palmeira, muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Da palmeira também se faz o palmito, que diferente de outras árvores fontes desse alimento, não morre depois da sua retirada. Isso levou a Embrapa a criar uma linha de pesquisa para o desenvolvimento de plantações da palmeira pupunha para o comércio de palmito – já que o Brasil é um dos maiores consumidores e também exportadores do mundo.
.
Ficou curios@ em experimentar o “coquinho”? O Tacacá do Norte, famoso boteco paraense no Flamengo, consegue trazer em algumas épocas para o Rio. No momento eles estão com uma leva por lá pra quem quiser comprar.
Lá você também encontra outros ingredientes típicos do Norte do país e também comidas, como o famoso vatapá, casquinha de caranguejo, unha de caranguejo e açaí - doce ou salgado.
A forma mais tradicional de se consumir é cozido com sal e manteiga, pode acompanhar uma cerveja ou um café.
Ou até mesmo com dobradinha
Tacacá do Norte - fazem entrega própria e também pelo iFood.
Rua Barão do Flamengo 35 R - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22220-080 Telefone: (21) 2225-7329
Comentarios