top of page
  • amandawviola

Sobre escolhas e hábitos


trigo sarraceno feliz sendo tostado para virar um crocante fonte de fibras na minha salada de cada dia

Eu detesto fazer dieta. Na verdade, pensando bem, quem gosta? Então, reformulando, eu não consigo fazer dieta. Só a palavra já me causa arrepios; remete a restrição, limitação e privação. E acaba sendo contraditório uma nutricionista ter essa relação com o que a maioria das pessoas associa a minha profissão. E para "piorar" a situação, eu amo comer!

Como eu conseguiria motivar alguém a fazer dieta e falar para não comer? Como eu ia falar "isso pode" e "isso não pode"? Comer é um dos maiores prazeres da vida e por que você vai se privar disso? Por que eu vou incentivar isso?


Percebi que no meu medo de ser - ou parecer - incoerente, preferi sempre me alimentar bem todos os dias para não ter que recorrer as terríveis dietas restritivas. E, agora, depois de muitas crises existenciais e profissionais, entendi que meu hábito de comer bem - sem nenhuma restrição - fez eu nunca precisar de dieta.


Quando digo se restrição, é sem restrição mesmo, ok? Meu marido é cervejeiro e padeiro e acho que isso é suficiente para você saber do que eu gosto de comer e beber.


O problema é que todo mundo só procura nutricionista quando precisa de uma dieta. Por que não pensamos em aprender a comer bem para não ter que fazer a tal dieta? Já parou para pensar que a nossa abordagem em relação à saúde é retrograda? Em vez de enfocar o bem estar, tudo gira em torno das doenças e tratamentos. Esperamos aquela bofetada na cara inesperada, informando que a vida tomou a direção errada para buscar uma forma de viver melhor.


E por isso, meu convite é: aprenda a comer bem, crie o hábito de comer de forma saudável e prazerosa - todos os dias e você nunca mais vai precisar de dieta! Eu sempre vou incentivar você a comer. Nós tomamos decisões sobre o que comer várias vezes por dia e a comida é um caminho ideal para uma vida melhor - não estou me referindo apenas ao valor nutritivo dos ingredientes, mas também onde os alimentos são cultivados, como são preparados, quando são consumidos e com quem.


O truque é descobrir, sem sofrimento, aquele equilíbrio ideal entre saborear a vida e escolher diariamente hábitos positivos para a saúde e o bem-estar. É fácil subestimar o valor das pequenas ações diárias. Muitas vezes nos convencemos de que para ser saudável requer um grande esforço e desprezamos as pequenas mudanças porque não parecem importar muito ou os resultados não são rápidos e desistimos.


Sua saúde é um resultado tardio de seus hábitos alimentares. Hábitos são pequenos passos que damos diariamente em uma direção. E, por isso, é importante sempre rever se esses hábitos estão te levam para o caminho que você quer.

Não quer fazer dieta nunca mais na vida? Crie hábitos alimentares saudáveis e não abra mão daquele pedaço de bolo de aniversário nem daquela cerveja com os amigos, se tudo isso traz satisfação. O corpo tem capacidade de se recuperar após um exagero ocasional se está bem nutrido.


Agora é a sua vez. Quais são seus hábitos diários que contribuem para sua saúde? O que você come todos os dias?



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page