• Nina Fernández

o Sabiá das hortaliças

Quando chego em um lugar novo, a primeira coisa que procuro saber é sobre produtores locais.


Cada solo te proporciona um sabor diferente, assim como cada intenção colocado por seu produtor naquele insumo.

Incentivar esse comércio local me instiga e ajuda a fazer a economia girar.


Pois em Itamonte não foi diferente e o Lucas, nosso anfitrião, logo me falou do Sabiá, o fornecedor de hortaliças e legumes para grande parte das famílias da região.


A primeira tentativa de contato, por whatsapp, não foi muito bem sucedida. Mas no dia seguinte conseguimos nos comunicar minimamente para que me desse o endereço e instruções para encontrar a plaquinha que fica pendurada no portão de sua casa:


VENDE-SE

LEGUMES

VERDURAS

- SABIÁ -


Na frente da plaquinha bati palmas e gritei: Sabiá?

E as memórias que voltaram a mil da minha infância em Mimoso do Sul? Meus olhos encheram de lágrimas.


Primeiro surgiu a voz: sim, já vou! E logo um senhor caminhado calmamente abriu os portões e nos convidou: “venham conhecer minha hortinha”.


No quintal da sua casa, em Itanhandu, conheci uma horta fascinante.


Nos explicou cada produto e fez questão de frisar que além daquela produção tinha também a “roça”. Dali tira os melhores exemplares, como por exemplo os pés de alface e rúcula que havíamos encomendado.


Sabiá gosta de falar, nos contou do filho e da nora. Falou da sua juventude com sorriso no rosto e pudemos sentir os bons momentos que viveu.

E, claro, nos contou algumas leves e divertidas fofocas.

Abastecidos de nutrientes e contos memoráveis, voltamos para nosso retiro para iniciarmos a semana com mais leveza e pratos a serem preparados.


#MesaCarioca #MesaViaja #Itamonte #MinasGerais #Instafood #foodie #MCemMG #Hortaliças #Verduras #Organico #FarmtoTable #Dahortapramesa #produtoreslocais

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo