Quando chego em um lugar novo, a primeira coisa que procuro saber é sobre produtores locais.
Cada solo te proporciona um sabor diferente, assim como cada intenção colocado por seu produtor naquele insumo.
Incentivar esse comércio local me instiga e ajuda a fazer a economia girar.
Pois em Itamonte não foi diferente e o Lucas, nosso anfitrião, logo me falou do Sabiá, o fornecedor de hortaliças e legumes para grande parte das famílias da região.
A primeira tentativa de contato, por whatsapp, não foi muito bem sucedida. Mas no dia seguinte conseguimos nos comunicar minimamente para que me desse o endereço e instruções para encontrar a plaquinha que fica pendurada no portão de sua casa:
VENDE-SE
LEGUMES
VERDURAS
- SABIÁ -
Na frente da plaquinha bati palmas e gritei: Sabiá?
E as memórias que voltaram a mil da minha infância em Mimoso do Sul? Meus olhos encheram de lágrimas.
Primeiro surgiu a voz: sim, já vou! E logo um senhor caminhado calmamente abriu os portões e nos convidou: “venham conhecer minha hortinha”.
No quintal da sua casa, em Itanhandu, conheci uma horta fascinante.
Nos explicou cada produto e fez questão de frisar que além daquela produção tinha também a “roça”. Dali tira os melhores exemplares, como por exemplo os pés de alface e rúcula que havíamos encomendado.
Sabiá gosta de falar, nos contou do filho e da nora. Falou da sua juventude com sorriso no rosto e pudemos sentir os bons momentos que viveu.
E, claro, nos contou algumas leves e divertidas fofocas.
Abastecidos de nutrientes e contos memoráveis, voltamos para nosso retiro para iniciarmos a semana com mais leveza e pratos a serem preparados.
Kommentare