• amandawviola

Comer bem é?

O que é comer bem para você?


Segundo o Guia Alimentar Brasileiro, comer bem é:

- Faça de alimentos em natura ou minimamente processados a base da sua alimentação;

- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

- Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;

- Evite alimentos ultra processados.


Comer bem, para mim, é dar preferência para alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Assim, substituímos o olhar da pirâmide e adotamos uma nova forma de categorizar os alimentos que nos fazem bem entre: alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. Ou seja, dividimos segundo características do processamento industrial.


Alimentos in natura ou minimamente processados: são consumidos logo após sua retirada da natureza ou após passarem por processos básicos que não adicionam novas substancias aos alimentos.


Comida de verdade? É isso que faz bem, tem nutrientes, relacionado com cultura e alimenta um sistema alimentar sustentável e saudável.


O problema principal é que as vezes temos em casa alimentos que não nos fazem tão bem assim. E em geral, quando queremos começar a nos alimentar bem, somente adicionamos esses alimentos na nossa dieta sem excluir aqueles que não fazem bem e esperamos ter os benefícios.


É importante, antes de introduzir novos alimentos, excluir aqueles que não fazem bem. E muitas vezes falhamos nesse ponto... Acreditamos que só o fato de comer chia, podemos continuar comendo todo o resto.


O mais importante é ler os rótulos! Auto responsabilidade! É nossa responsabilidade ler o rótulo do que vamos comprar e decidir se é aquilo que eu quero colocar no meu corpo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo